Por muitos anos eu ouvi e acreditei na seguinte frase: “trate seu cliente como você gostaria de ser tratado”. Certamente você já ouviu ou até mesmo disse essa frase em algum momento de sua vida profissional.
Depois que comecei a estudar os comportamentos das pessoas, descobri que essa frase nem sempre está correta. Isso porque todos nós somos diferentes e ninguém é igual a ninguém.
Temos perfis comportamentais diferentes e por isso precisamos conhecer quais são eles e identificar os perfis das pessoas que nos rodeiam em nossa jornada profissional, sejam eles seus líderes, coordenadores, seus clientes e até mesmo você. Isso mesmo!
Você já parou para imaginar como você funciona? Sabe os motivadores que te fazem produzir em alta performance? Sabe o que rouba sua motivação?
Tudo isso é importante para que você invista nos bons motivadores internos positivos como também trabalhar e gerenciar os motivadores internos negativos. Assim, certamente você terá uma excelente produtividade durante sua jornada de trabalho. Mas não podemos esquecer das pessoas com quem você tem que lidar nessa jornada de trabalho, sejam colegas de trabalho, lideres e claro, seus clientes.
É como eu sempre digo: você é uma pessoa, seus líderes e colegas de trabalho são pessoas, seus clientes são pessoas. Se você não entende de pessoas, está fora do mercado.
Existem várias formas onde podemos ser ajudados a nos conhecer. Sejam sessões de terapias até software de autoconhecimento. Eu, por exemplo, sempre indico aos nossos clientes que façam uma análise de perfil comportamental (DISC). Caso queira saber mais sobre esse processo ou até mesmo adquirir uma palestra sobre o assunto, entre em contato comigo.
O autoconhecimento é o início para que você se conheça e também perceba pelos comportamentos, ações e reações de outras pessoas, como elas funcionam.
Fábio Mota
Palestrante e Coach
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