O Buritis foi idealizado na década de 70, mas foi nos anos 80 que o local tomou forma e os primeiros lotes foram comercializados. Na década de 90, com o aumento do potencial construtivo aprovado pelo município, o bairro atraiu muitos empreendimentos imobiliários, transformando mais tarde o local no maior canteiro de obras da América Latina da década seguinte. A famosa placa, que chamava atenção para o novo bairro, estilo “Hollywood”, era exibida no alto da montanha, na Rua Stella Hanriot. Partindo do princípio que “um povo sem memória é um povo sem história”, a Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB), fundada em 1996, depois de muito esforço e constante demanda dos moradores, desenvolveu essa réplica, em forma de obra de arte, que também faz alusão ao grande artista Aroldo Tenuta, que do ferro forjava suas obras, da antiga placa BURITIS que ficou exposta por décadas integrando a paisagem do bairro.
Para definir o local, a ABB fará votação para eleger o local onde as pessoas mais gostariam de ver a placa. Após definição, a ABB vai juntamente com a PBH articular a fixação definitiva da obra. Até lá, serão organizadas exposições itinerantes da mesma.
Conheça mais sobre os locais possíveis:
(1) MIRANTE RUA JOSÉ RODRIGUES PEREIRA
Bem na entrada do bairro, o Mirante da Rua José Rodrigues Pereira é um local charmoso que possui uma vista maravilhosa dos prédios do Buritis. O local é plano e normalmente é um verdadeiro matagal que tampa a vista de transeuntes que entram no bairro vindos da Av.Raja Gabáglia. Se esse for o local escolhido, a ABB irá viabilizar a adoção via projeto Adote o Verde com a ABB e viabilizará também sua re-qualificação paisagística permitindo assim uma constante manutenção do local. Isso tudo contando com a parceria com a PBH para permitir a exposição da peça definitivamente no local e regulamentação do estacionamento próximo para permitir que as pessoas possam ter acesso ao local com segurança.
(2) MÁRIO WERNECK EM FRENTE AO VERDEMAR
O local que é o coração do Buritis, bem em frente ao Verdemar, é diferenciado pelo fluxo de trânsito de pessoas e veículos. A paisagem que vai se formar com a placa inclui os arcos dos prédios do UNI-BH (antiga Mendes Júnior) e também da silhueta da Serra do Curral ao fundo. Afinal, a esquina da Av. Prof. Mário Werneck com Rua José Rodrigues Pereira tem um canteiro central largo o que trará um ótimo ambiente para visitação e fotos.
(3) MÁRIO WERNECK NA PRAÇA AROLDO TENUTA
A antiga placa ficava na Rua Stella Hanriot e esse local é o mais próximo do ponto original. Além disso, a obra de arte, que também faz alusão ao grande artista Aroldo Tenuta, que do ferro forjava suas obras, tem no entroncamento da Av. Prof. Mário Werneck com Rua Marco Aurélio de Miranda a própria Praça Aroldo Tenuta para receber a réplica. O local tem a facilidade de estacionamento com um ponto positivo para fotos e visitação.
(4) PARQUE AGGEO PIO SOBRINHO
O Parque Aggeo Pio Sobrinho, situado na Av. Prof. Mário Werneck, é o grande xodó do bairro. O Parque, que é o segundo maior da capital, possui uma grande visitação em tempos normais. Crianças, jovens e adultos utilizam o local para os mais diversos tipos de recreação, lazer e entretenimento. Além do contato com a natureza, a Placa do Buritis poderá também ser vista da rua, em local iluminado, podendo também ser vista mesmo durante à noite. O local tem a segurança para as pessoas e é muito bom também para fotos e visitação.