Resumo da reunião que aconteceu na terça-feira, dia 21 de março de 2017 na sede da Associação do Bairro Buritis, com a presença do Vereador Wendel Mesquita a convite da moradora Míriam. Estiveram presentes, além do vereador, os membros da associação e moradores da região.
1ª Parte – Saúde
O vereador Wendel Mesquita falou sobre o papel do vereador e sua experiência com a criação do centro de saúde do bairro Floresta.
Bráulio Lara perguntou sobre a questão dos terrenos públicos no Buritis. O vereador explicou que os terrenos da PBH Ativos são públicos.
O conselheiro Paulo Gomide perguntou se existe dispositivo legal para retornar o terreno da PBH Ativos para a prefeitura.
Vereador explicou que sim, e falou sobre PPP da saúde que estava em aprovação ano passado, parecido com o que houve com as UMEIS e ressaltou que quem é responsável pelos terrenos públicos é secretaria do desenvolvimento econômico.
O vereador sugeriu a Associação mapear estes terrenos.
Vereador sugeriu ainda intermediar reunião com prefeito para apresentação da demanda.
Miriam falou sobre a importância do vereador apoiar as demandas do bairro e a baixa participação da população (a expectativa era de maior público nesta reunião).
Bráulio falou da importância de dar a informação para a população de qual posto de saúde ele deve ser atendido.
Vereador sugeriu à ABB fazer um ofício para a secretaria de desenvolvimento com a relação dos espaços públicos para implantação do centro de saúde. Vereador falou ainda da importância de mobilização da população para pressionar para as ações públicas e se comprometeu em solicitar a reunião com o secretário. O tempo previsto para resposta é de 20 dias. Na próxima reunião do vereador com o prefeito, ele irá apresentar a Associação e reforçar e demanda da criação do centro de saúde.
O morador e voluntário Carlos Vasconcelos perguntou se é possível trazer o centro de saúde sem o orçamento participativo. Vereador respondeu que sim. Carlos falou ainda sobre a possibilidade de trabalhar com parceria público privada em paralelo para conseguir a demanda do centro de saúde.
Vereador relembrou que uma das principais bandeiras do prefeito Kalil na campanha foi a saúde.
——
2ª Parte – Cultura
O vereador Wendel Mesquita apresentou-se como fundador do Instituto Brasil Melhor que atua no bairro Santa Terezinha a e no bairro Vera Cruz e também tem parceria com o UNI-BH onde promove aulas de zumba. O projeto está em expansão.
Miriam e Bráulio falaram sobre a possibilidade de utilizar o parque Aggeo Pio Sobrinho para mais ações para o bairro. Carlos falou que o parque tem um objetivo ambiental e não comporta construção de coberturas. Completou com a criação no ano passado da área cultural no parque Jacques Cousteau, preterindo o Buritis.
Rômulo, vice-presidente da Associação, falou de área da prefeitura cedida à Newton Paiva, subutilizada. Vereador sugere preparar pautas também da área cultural para apresentação ao prefeito.
Bráulio falou sobre reunião com o Coordenador Regional Gélson Leite e a audiência pública marcada pelo vereador Élvis Côrtes sobre a pavimentação do treco da Av Professor Mário Werneck e mostrou para o vereador o projeto Anel do Buritis, explicando sobre como projeto de intervenção para melhoria do trânsito do Buritis.
Enviar um comentário