(31) 98654-0010
contato@associacaobairroburitis.com.br

Notícias

REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS – PARTE 2

Segurança pública é uma discussão que está em alta no Brasil. Muitas medidas têm sido estabelecidas para que os índices de criminalidade e de violência sejam reduzidos. O problema acontece, principalmente, nas maiores cidades.

Uma dessas medidas é a Rede de Proteção Preventiva, também conhecida como Rede de Vizinhos Protegidos. Com a união de esforços entre os moradores de determinada localidade, podemos reduzir os níveis de criminalidade de forma surpreendente. Cada um faz sua parte cuidando de si e do próximo e, dessa forma, em conjunto com a Polícia Militar, evitam-se roubos, furtos e até crimes mais graves.

Na edição do mês passado nós falamos um pouco sobre a importância das Redes de Proteção Preventiva e agora nós vamos falar como elas funcionam aqui no Buritis e no Estoril.

Inicialmente é importante destacar como o Buritis é um bairro diferenciado. Os moradores contam com diversos grupos de ajuda mútua onde participam, orientam uns aos outros, o que é muito interessante e muito importante para todos. 

Um deles é o Grupo de Síndicos, o UCBB – União dos Condomínios do Bairro Buritis – que hoje abrange também síndicos, subsíndicos e ex-síndicos do Estoril.

Preocupados com a segurança do bairro, alguns membros do UCBB se reuniram com a Polícia Militar para falar sobre segurança pública. Na época (2018) existiam cerca de 25 grupos de Redes de Vizinhos que não funcionavam. Ninguém sabia quem eram as pessoas que estavam nos grupos e muito menos se eram realmente moradores do bairro. Então a partir daí formaram uma “Comissão” de moradores do bairro Buritis e passaram a se reunir com a Polícia Militar e a estudar a norma da PM para as Redes de Proteção Preventiva. Foi necessário fazer uma reestruturação da Rede de Vizinhos Protegidos, cadastrar todos os membros, criar novos grupos que a partir de então passaram a ser administrados pela Polícia Militar e pelos membros dessa Comissão.

A Polícia Militar estudou o nosso bairro e o Buritis foi dividido em 6 setores – cada um com um grupo de Whatsapp. Depois foi a vez de abraçarmos também o nosso vizinho Estoril, que está muito próximo e tudo o que acontece em um, afeta o outro. O Estoril foi dividido em 2 setores. E criamos também a Rede de Comércios Protegidos do Buritis e do Estoril.

COMO A REDE DE VIZINHOS E DE COMÉRCIO FUNCIONA? 

Reuniões de Sensibilização: A Polícia Militar estabeleceu que para participar da Rede de Vizinhos e de Comércios, todos as pessoas devem passar por uma Reunião de Sensibilização com a PM. Por isso, ao preencher o cadastro da Rede de Vizinhos Protegidos, os novos membros são adicionados a um grupo provisório de Whatsapp, onde avisamos sobre a data, local e horário dessa reunião. Como sempre temos novos membros, a Reunião de Sensibilização é mensal. Os participantes recebem informações sobre o funcionamento da Rede de Vizinhos, regras de postagem, como a Polícia Militar faz o planejamento do policiamento na nossa Região, dicas de segurança. Também trocam informações sobre situações que acontecem, tiram dúvidas e recebem orientações diversas do Tenente responsável pelo policiamento do Buritis e do Estoril.

Após participarem dessa Reunião de Sensibilização, quem participou é retirado do Grupo Provisório e é colocado no “Grupo Definitivo”, referente à sua rua, que são aqueles “Setores” criados pela Polícia Militar.

Reuniões de Manutenção: Para quem participa dos “Grupos Definitivos” são realizadas as “Reuniões de Manutenção”, onde o Tenente da PM traz dados atualizados dos índices de ocorrências no bairro, orienta os presentes sobre como evitar que esses tipos de ocorrências aconteçam. Também é uma oportunidade de a Polícia Militar ouvir os moradores do bairro, tirar dúvidas e criar uma oportunidade de convivência entre os membros dos grupos.

Zelando uns pelos outros, fazemos com que a segurança aumente e os índices de criminalidade sejam reduzidos.

Nos grupos definitivos nós também realizamos as Campanhas de Aquisição das Placas da Rede de Vizinhos e de Comércios Protegidos. 

REDUÇÃO NOS ÍNDICES DE CRIMINALIDADE

Na teoria, a rede de vizinhos protegidos funciona, mas será que na prática essa medida tem bons resultados? 

Essa atividade tem alcançado sucesso em várias cidades brasileiras, reduzindo muito a criminalidade nas localidades em que é implantada.

A atitude tem tornado a população mais atenta a sinais suspeitos e garantido um maior diálogo entre a comunidade e os órgãos de segurança pública. Desse modo, suspeitos vêm sendo detidos e ações criminosas são evitadas.

Crimes como assalto à mão armada, roubos e furtos em lojas e outros estabelecimentos comerciais, crimes contra o patrimônio em residências e veículos, entre outros, segundo dados da Polícia Militar têm apresentado redução significativa nas ocorrências.

Cada vez mais tem sido fortalecido o conceito de polícia comunitária e a certeza de que não se faz segurança pública sem o auxílio da população e da comunidade trabalhando em conjunto com a Polícia Militar.

Já apresentamos o conceito da Rede de Vizinhos Protegidos, explicamos um pouco como funciona e os benefícios da implementação. 

Agora falta você, que ainda não se cadastrou na Rede de Vizinhos e de Comércios Protegidos do Buritis e do Estoril, fazer parte desta iniciativa que é tão importante para todos nós.

Moradores e comerciantes dos bairros mencionados acima podem entrar em contato com a Ana Luiza, através do telefone (31) 99410.5050. Ela enviará o link de cadastro da Rede de Vizinhos ou da Rede de Comércios, conforme for o seu caso. 

A segurança de todos depende de cada um de nós! Bairro cada vez mais seguro: Este é o nosso objetivo!

Enviar um comentário