O Deputado Estadual é o representante da população de um estado para atuar no Poder Legislativo. Ele é eleito pelo sistema proporcional, ou seja, são somados os votos válidos e depois dividido pelo número de vagas para deputados, chegando, assim, ao número necessário de votos para eleger um Deputado. Não acabou, divide-se os votos do partido por este resultado para saber quantos candidatos serão eleitos por partido, aí os mais votados ficam com a vaga.
É um sistema bem complexo, devemos entender que nosso voto, na verdade, vai para o partido. Por vezes o Deputado que você votou não será eleito, mas um candidato do partido pode ganhar a vaga. Por isso, a plataforma, ideais e histórico do partido que pertence ao seu candidato é até mais importante que o próprio candidato.
Os Deputados trabalham na Assembleia Legislativa, sua função principal é propor e debater projetos de lei, bem como, fiscalizar os trabalhos do executivo estadual. Em casos mais graves, eles podem abrir processo para destituição do governador e do vice-governador.
Eles atuam também em comissões de assuntos específicos como segurança pública e saúde ou em comissões para investigar algum ocorrido, são as comissões parlamentares de inquérito – CPIs. Atualmente, com as emendas obrigatórias, os parlamentares também podem destinar verbas para instituições ou municípios específicos.
Todos os anos os Deputados votam pela aprovação ou rejeição das contas e execução orçamentária do governador, o que reflete diretamente na sociedade, como na conservação das estradas, construção de hospitais, remuneração e efetivo das policias, entre outros.
É fundamental que os deputados estaduais estejam alinhados com o governador do estado, para atender as necessidades reais dos cidadãos e tratar com igualdade os municípios de Minas Gerais.
Na hora de votar, conhecimento é a melhor ferramenta para uma boa escolha!
Enviar um comentário