No último dia 25/08, os moradores da Rua Vitório Magnavacca foram muito incomodados por uma situação recorrente que já vinha se arrastando algum tempo: as festas organizadas em parcerias com os bares e que trazem grandes transtornos ao local. Ruas fechadas clandestinamente, excesso de barulho, lixo, uso de drogas nos arredores, problemas no transito, urina nas calçadas e na rua, dentre outros problemas. A festa que ocorreu nessa data foi a gota d’água para que a população se mobilizasse e cobrasse atuação de todas as entidades competentes.
Durante a semana muito foi feito para que uma ação efetiva fosse tomada na sexta-feira do dia 01/09, data na qual estava agendada nova calourada, divulgada ostensivamente nas redes sociais. E por isso a Associação do Bairro Buritis (ABB) juntamente com o Comitê de Segurança do Bairro Buritis (COMSEBB), Prefeitura de Belo Horizonte (Regional Oeste), Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e BHTrans, mas principalmente com apoio dos moradores do local, organizaram uma operação para realmente colocar ordem no espaço público e garantir o direito de ir vir das pessoas, o direito ao descanso e principalmente o cumprimento da legislação vigente que rege o convívio harmônico de uma comunidade.
Certamente trata-se de um capitulo da requalificação do local onde lazer e moradia podem andar juntos, mas com os limites respeitados de forma recíproca. Que os últimos episódios sirvam de reflexão para um momento onde as pessoas tem pensado de forma egoísta sem preservar o próximo. Todos tem direitos, porém o limite é quando se invade o direito do outro. Pela boa convivência e harmonia, sabemos que a função da ABB é de trazer o bem estar para todos e por isso todo o trabalho vale a pena.