(31) 98654-0010
contato@associacaobairroburitis.com.br

Notícias

Manifestação em prol da Lagoa da Pampulha reúne moradores e entidades

No próximo sábado, 13 de maio, a partir das 9 da manhã, em frente ao zoológico, será realizada uma importante manifestação em prol da Lagoa da Pampulha. O evento está sendo organizado pelo Movimento “Reage Pampulha” e já conta com o engajamento de mais de 25 entidades da sociedade civil. O grande objetivo do movimento é mostrar para a população que no aniversário de 80 anos da lagoa, as últimas décadas a lagoa vem sendo degradada, vem sendo mutilada, e os órgãos públicos parecem não se movimentar para resolver as causas.

A Lagoa da Pampulha, principal cartão-postal de Belo Horizonte, é tombada pelo IPHAN, IEPHA, Fundação Municipal de Cultura e UNESCO, porém todo este grande reconhecimento não tem valido de nada, pois mesmo após investimentos milionários em projetos de despoluição o problema se arrasta sem solução, o que tem gerado indignação dos cidadãos.

A manifestação pretende ser um marco na luta pela recuperação da Lagoa da Pampulha. Além de exigir ações concretas, os participantes reivindicam transparência na gestão dos recursos destinados à despoluição. Espera-se que o evento seja uma oportunidade para unir a comunidade em torno dessa causa e pressionar por medidas efetivas que garantam a recuperação e preservação da lagoa, um importante ponto turístico e de lazer para os frequentadores.

Atualmente, uma CPI na Câmara Municipal de BH investiga diversos contratos relacionados à despoluição da Lagoa da Pampulha. De acordo com o vereador Professor Juliano Lopes, presidente da comissão, diversos servidores da PBH já foram ouvidos, porém muitas perguntas ficaram sem respostas. “Há uma sensação de que houve direcionamento para que uma empresa vencesse a licitação para manter a qualidade da água da lagoa”, afirma. Para o vereador Braulio Lara, relator da CPI, a medida em que o trabalho avança, novas informações vão aparecendo. “Ouvimos de uma integrante da Comissão Permanente de Licitação (CPL) que os integrantes dessa comissão de licitação nunca levaram em consideração o tombamento da Lagoa da Pampulha para a realização de seus trabalhos. Um absurdo”, disse.

Os moradores, preocupados com a situação e a falta de resultados dos métodos utilizados, estão aderindo em massa ao movimento, que busca chamar a atenção das autoridades e cobrar ações efetivas para a recuperação desse importante patrimônio ambiental e mundial.

Entidades da Sociedade Civil que apoiam o Movimento “Reage Pampulha” e que já confirmaram presença na manifestação:

UNAPAM – União das Associações da Pampulha
Pró Civitas – Bairros São Luís e São José
Ascopob – Bairro Ouro Preto
APIIB- Bairro Bandeirantes
ACVB- Bairro Bandeirantes
ABB – Associação do Bairro Buritis

Unidos por Respeito – Bairros Santa Tereza, Sagrada Família e Horto
Guardiões do Parque Ursulina

Associação de Moradores do Bairro Castelo
Fundação Libanesa de Minas Gerais (FULIBAN)
AMABADOC – Associação Dos Moradores e Amigos Do Bairro Dom Cabral
Coletivo Alvorada
Contee – Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino
Bloco Volta Belchior e Liga dos Blocos de Santa Tereza
Escola de Samba Canto da Alvorada de BH
Projeto Bom na Bola Bom na Vida

Jornal do Buritis
Associação para a Melhor Idade – Asprami

Movimento Pró-Liberdade

ECOVIDA – Região do Nacional/Contagem

Associação Comunitária do bairro Camargos

Creche Centro Comunitário Infantil Caminhando com Jesus – Bairro Camargos

Coletivo BEAGÁ LIMPA
Associação de Moradores do bairro Belvedere
Jornal Folha Buritis

Movimento Pampulha Viva

Enviar um comentário