­
(31) 98654-0010
contato@associacaobairroburitis.com.br

Notícias

Fraude do empréstimo consignado.

O consignado é um tipo de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente do contracheque do trabalhador. Ele costuma ser oferecido para funcionários públicos, aposentados e pensionistas, geralmente possui juros e taxas menores em relação a outras linhas de crédito, considerando o baixo risco de inadimplência.
Existem várias modalidades deste tipo de crime, no entanto, dois modelos são mais encontrados.
No primeiro, os criminosos entram em contato com a vítima, como se fossem instituições financeiras, oferecendo empréstimo com condições extremamente vantajosas, com uma quantidade em dinheiro já pré-aprovado. Se a vítima decide contratar o empréstimo, os golpistas solicitam que a vítima faça um depósito antecipado para que o valor seja liberado.
Já no segundo modelo, supostos funcionários do INSS ou de algum Banco, ligam ou enviam e-mails e MSN oferecendo empréstimos. Se a vítima aceita a proposta, os falsários solicitam seus dados pessoais e bancários. Em senciência, utilizam essas informações para abrir contas fraudulentas, conseguir cartões de crédito e empréstimos como se fossem a própria vítima.
Com este conhecimento, vamos nos proteger: Desconfie de propostas vantajosas demais! O INSS não oferece crédito. Empréstimos bancários não precisam de pagamentos antecipados, todas as taxas devem ser cobertas pelo próprio empréstimo. Nunca passe informações pessoais ou bancárias por telefone ou mensagem de texto, principalmente login e senhas.

Se mesmo assim acontecer, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (INSS, banco de recebimento do benefício ou órgão público que o servidor é vinculado). Procure também o Procon para realizar uma reclamação formal e solicitar providências na defesa de seus direitos como consumidor.
Quer mais dicas de segurança?
Vai lá no meu Instagram @flaviohgrossi !

Enviar um comentário