O Buritis está se tornando um polo de educação. O Bairro, que já conta com a Escola Americana, colégios, vários cursos de línguas e com o principal campus da UniBH em Belo Horizonte, recebe, agora, a Broward University. É a primeira instituição norte-americana de ensino superior em solo brasileiro.
Para Joel Moreira, diretor jurídico da Instituição, a escolha de transferir a sede para o bairro buritis foi muito acertada, pois o bairro oferece toda infraestrutura necessária para estudantes de outras cidades que vem para Belo Horizonte. O que foi decisivo na escolha foram as facilidades oferecidas tais como hotéis, apart hotéis, supermercados, academias, restaurantes e um comércio completo, facilitando a vida dos alunos com soluções práticas e rápidas em um só local, além do fácil acesso e da segurança.
A Broward foi fundada em 1.960 em Fort Lauderdale, cidade localizada ao lado de Miami, na Florida, pelo Governo Americano. Pelas suas salas de aula já passaram mais de 1.000.000 de estudantes, sendo pelo menos 80.000 em cursos superiores.
Aqui no Brasil, a Broward é um campus avançado da Florida e que segue as diretrizes, padrões acadêmicos e curriculares utilizados na Flórida.
O projeto de Campus avançado começou no Siri Lanka há mais de 30 anos, quando o Governo americano percebeu que muitos estudantes que ingressavam nas universidades americanas não conseguiam concluir o seus estudos, abandonando o curso antes do término. Muitas vezes esse problema surgia, por não se adaptarem ao clima, a comida, aos costumes, mas principalmente ao sistema de educação superior nos Estados Unidos.
A universidade oferece o programa norte-americano de ensino superior 2 + 2, onde o estudante inicia seus estudos no Brasil, conquista o diploma AA nos primeiros 2 anos e conclui o restante da graduação nos EUA. E no período que os alunos passam no Brasil, são preparados para os desafios de ser um aluno global.
Os principais diferenciais e vantagens de começar o curso superior em um campus avançado, além do preço e desse processo de adaptação guiado pelo time da Broward do Brasil é que o aluno pode conseguir construir um currículo para ser desejado por várias universidades americanas, nos últimos 2 anos do curso, melhorando suas possibilidades de conseguir bolsas de estudo em várias instituições.
Com o diploma AA conquistado na Broward do Brasil nos dois primeiros anos, os alunos brasileiros podem se transferir, não só para a Broward na Florida, como para outras universidades e realizar o sonho de se graduar nos Estados Unidos.
O diretor Joel Moreira, ressalta ainda para aqueles com o sonho de fazer a graduação internacional, não é necessário esperar o fim da pandemia e a abertura das fronteiras. É possível iniciar os estudos na Broward, como estudante inscrito nos Estados Unidos, com todo o suporte e orientação sobre a filosofia de ensino estadunidense e ter a preparação de um verdadeiro estudante internacional.