Foi com muita alegria que recebemos a notícia do início das obras da ampliação do Centro de Saúde Havaí. Por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), em aproximadamente nove meses estará à disposição da população. Como agentes de boas novas, divulgamos amplamente a conquista para a região, principalmente em meio ao caos que a população em modo geral está passando.
Como atende a uma parte do nosso bairro, fomos convidados a nos juntar à Comissão Local do novo Centro de Saúde Havaí e na reunião ocorrida no dia 15 de abril, juntamente com diversas lideranças da região do Havaí, trabalhadores do posto de saúde atual, pessoas da comunidade e impactados pela obra, nos foi apresentado todo o projeto estrutural e a disposição do novo Centro de Saúde. Após a bela apresentação e abertura para as falas, escutamos argumentações sobre questões de projeto, como por exemplo a frente do novo Centro de Saúde estar voltada para o bairro Buritis e não para o bairro Havaí.
Fiquei me perguntando a real finalidade do Centro de Saúde. Seria melhor atender no quesito melhoria dos atendimentos e consequentemente da saúde da população por ele assistida? Ou um mero projeto arquitetônico qualquer voltado a novas tendências urbanísticas? O que verdadeiramente deveria importar são os 17 novos consultórios em vez dos sete atuais, agilizando o atendimento da população. O novo Centro vai quase virar uma UPA devido à nova capacidade de atendimento e a outros diversos procedimentos que irão iniciar ou ampliar em nossa região. Se a comunidade já era bem atendida, segundo minha percepção dos que falaram nesta reunião, imagina daqui a nove meses!
Em minha fala, frisei isso e disse que, se há divergências no projeto sobre entrada e saída do novo Centro, que uníssemos forças e tratássemos de trabalhar em cima das novas reivindicações pois, quem se adianta, governa e com a união e pressão de todos, objetivos são alcançados. Juntos somos mais fortes. Quantas demandas a Associação do Bairro Buritis entra apoiando os bairros Havaí, Estrela D’alva, Palmeiras, dentre outros. Todas as vezes que fomos chamados apoiamos ou ajudamos no que precisam e não seria em uma obra importante dessas que ficaríamos fora.
Apoio e união são fundamentais para mostrarmos nossa força junto ao dito poder público. E mais uma vez, provando que todo poder verdadeiramente emana do povo, na segunda reunião junto à Regional Oeste, alterações do projeto solicitadas pela população foram aceitas e um binário que estava sendo estudado pela BHTrans dará acesso ao Centro, tanto pela rua Deputado Sebastião Nascimento quanto pela Rua Paulo Diniz Carneiro.
Voltando para nosso bairro, um grave acidente ocorreu no dia 21 de abril, em que um caminhão desceu desgovernado a rua Rubens Caporali Ribeiro, só parando após bater na lateral de um centro comercial, situação que não foi pior por intervenção divina. Se fosse em um dia normal, no horário que foi, muito pior poderia ter acontecido. Diante disso, a ABB mais uma vez solicitou que a BHTrans abra os olhos para os diversos acidentes que vêm ocorrendo em nosso bairro nesses últimos anos e que crie restrições a veículos deste porte dentro do bairro. Notificaremos todos os órgãos competentes para que essa situação se resolva de uma vez por todas.
Por fim, continuamos apoiando várias frentes de arrecadação de alimentos a serem doados a quem precisa. Colabore doando alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Ajude o próximo.
Fiquem com Deus!
Rômulo Belfort