Afogamento!
Cuidados que devem ser tomados.

O verão ainda nem se aproxima, mas as temperaturas aumentam cada dia mais. Pela manhã, já é possível sentir o aumento da temperatura, e ao longo do dia, a sensação de calor se torna insuportável. Em setembro 2023, Belo Horizonte registrou temperatura máxima de 38,6°C, a maior de todos os tempos.

Com esse calor, muitos de nós buscamos refúgio em clubes e nas piscinas dos condomínios para nos refrescar, especialmente as crianças, que passam o dia se divertindo na água. No entanto, é essencial tomar alguns cuidados para garantir que essa diversão seja segura.

Ao escolher um local para o lazer, certifique-se de que ele seja seguro e protegido. Observe a profundidade da piscina e nunca fique sozinho. As crianças devem ser supervisionadas constantemente. Mantenha-se próximo à borda das piscinas e evite brincadeiras de mau gosto, como empurrões e saltos perigosos. Quando a piscina não estiver em uso, certifique-se de que ela esteja cercada por uma tela e coberta com uma rede de segurança.

Para os adultos, mesmo que sejam proficientes em água, evitem fazer refeições pesadas antes de nadar. Se consumirem bebidas alcoólicas, não devem entrar na água.

Caso ocorra um incidente, não entre na água para tentar resgatar outra pessoa, pois isso pode colocar você em perigo também. Tente lançar uma boia, uma corda ou outro objeto flutuante para uma pessoa em apuros, permitindo que ela se segure e seja puxada para um local seguro. Após o resgate, mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada de lado se estiver inconsciente, até a chegada do socorro.

Lembre-se de ligar para o número 193 para acionar os Bombeiros em caso de necessidade de salvamento ou para o 192 (SAMU) em caso de assistência médica de emergência. A segurança na água é uma prioridade e deve ser sempre respeitada.